sexta-feira, 12 de setembro de 2014

#145 O mapa da existência


Osho é um personagem desconcertante, com o qual concordo e discordo veementemente várias vezes. 

De resto, como o próprio sempre quis, especialmente quando afirmou por diversas vezes incluindo-se a si próprio que: "não se devem seguir e eleger quaisquer gurus, ou líderes espirituais".

Dizia ele: "Jesus Cristo, Buda e outros, só foram quem foram porque não seguiram ninguém que não a eles mesmos".

É pois esse mesmo o caminho da transcendência! Escutarmos a nossa voz interior e darmos-lhe corpo, primeiro nos pensamentos e depois nas acções.

É um percurso árduo e sem tréguas, mas que vai produzindo os resultados necessários.

Tem avanços e recuos como todas as coisas, momentos belos e outros em que não conseguimos descortinar a beleza... pelo menos à primeira vista.

Mas a verdade, é que se em nós há (e há mesmo!) todo o "mapa da existência", basta procurarmos no nosso mapa do tesouro o: "pote de ouro no fim do arco-íris".

"ELE" está sempre lá á nossa espera, em cada situação, em cada vivência, em cada dor mais crispada, em cada lágrima derramada...

É enxugar os olhos, abri-los bem e VER!


Sim... porque não basta olhar... é mesmo preciso: 


V E R.






6 comentários:

  1. Interessante, em nós há todo o "mapa da existência". A própria biologia é uma “prova” disso.
    Todas as células de um mesmo organismo (de uma mesma pessoa) são geneticamente iguais, todas carregam exatamente as mesmas informações. O genoma é um conjunto de informação contida em todas as células de um determinado organismo e, assim, uma célula do olho carrega as mesmas informações que uma célula do pâncreas ou do fígado. Podem diferir entre si, tanto funcionalmente quanto morfologicamente, devido à existência de mecanismos, em que o indivíduo “ativa” e “inativa” partes do seu genoma. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geometria sagrada, proporção divina e outros temas, explicam muito do mistério da vida. O Universo é perfeito! Passam-se anos, por vezes várias vidas e emoções intensas até que "lá" cheguemos. Mas acabamos sempre por chegar.

      Sempre!


      Beijos Dinamene! :D

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E dizes bem, Red Angel. SENTIR nessa dimensão em que é preciso VER e não apenas olhar... em que é preciso ESCUTAR e não apenas ouvir.

      E tantas coisas mais, que resumes bem com esse verbo que me é tão caro: "SENTIR".

      Bjs e aparece também tu, sempre que: SENTIRES.

      Eliminar
  3. SENTIR para VER. Estava aqui a pensar que temos, individualmente, o mapa da Laniakea. (Entre o Universo e a Via Láctea há agora um novo local indispensável para definir a morada da Terra chamado Laniakea, ou “céu incomensurável” em havaiano. Este superaglomerado de galáxias com 520 milhões anos-luz de diâmetro, lar da Via Láctea, foi definido pela primeira vez num artigo publicado recentemente na revista Nature.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela partilha, DInamene. Não há pois ser, dimensão, ou sentimento, que não tenha o seu LAR.

      Quem sabe também aí nos reencontremos, noutras viagens em que a sensação da vertigem nos persiga e habite finalmente o signo da paz e da harmonia, dando descanso a almas velhas que deambulam qui ça já: longamente... Beijos :)

      Eliminar