segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

#188 ...3º ANIVERSÁRIO DA LUCHAPA!


Como o tempo passa... ainda "ontem" quatro figuras se dirigiram ao Tribunal de Cascais e algures numa sala onde funcionava o registo de Associações, registavam uma de seu nome LUCHAPA - Lugares com Chá e Passado. Sem Fins Lucrativos, virada para a cultura e as artes.

Estávamos a meio de 2011. 

Seguiu-se meio ano de planificação do que se pretendia, eleições para os órgãos sociais e eis que a 9 de Janeiro de 2012 nos lançamos em pleno, com a nossa primeira conferência, depois de no dia anterior se ter feito uma experiência com uma actividade dirigida ao público infantil, também ela muito meritória.

Estavam lançadas as sementes, sobre o olhar atento do olho de Hórus, sob o signo da sensibilidade, com ênfase no lado feminino. 

A conferência foi um sucesso. Tratava-se da primeira "Conversa ao Luar", em noite de Lua Cheia, sobre  o tema: "Ritos e rituais do antigo Egipto, até aos dias de hoje".

Nunca mais parámos! 

Seguiram-se cada vez mais actividades, cada vez mais ciclos, cada vez mais aulas, workshops, concertos, exposições... eu sei lá que mais! 

E... da inicial exclusividade dedicada às artes e à cultura: prosseguimos caminho para a intervenção social e comunitária.

Iniciou-se o apoio semanal e ao longo de todo ano, aos sem abrigo. O auxílio a famílias carenciadas... dentro e fora de Oeiras, porque a fome, a sede, o frio e a falta de afecto, não têm: não podem ter barreiras geográficas!

Aumentamos a recolha de bens alimentares, de roupas, de brinquedos para as crianças que os não têm...

Fomos invadidos por uma gigantesca onda de solidariedade que hoje em dia não tem fim... apareceram mais e mais voluntários... e a nós se juntaram!

Dos primeiros quatro a registarem a Associação, um deles (Mário Domingos) lançou o seu primeiro livro de poesia e partiu pouco depois para aquele Oriente que é eterno... para o qual todos iremos um dia.

Esta terça-feira dia 13 de Janeiro, pelas 19h e na belíssima Casa de Chá do Palácio do Egipto, no centro histórico de Oeiras (Chá da Barra Villa) onde temos a nossa "sede filosófica": iremos celebrar o nosso 3º aniversário! 

Hórus, Ísis e Osíris estarão presentes na nossa festa de aniversário. Assim como a trindade hindu de Brahma, Shiva e Visnhu. Ou a trindade cristã de Pai, Filho e Espírito Santo. Ou a cabalística de Kether, Chokmah e Binah. Ou a trindade alquímica de Nigredo, Rubedo e Albedo. Ou a familiar de Pai, Mãe e Filho.

Tudo com a observação dos três planos: material, espiritual e físico.

A Luchapa é e será sempre: UNIVERSAL.


Do programa curto mas preparado com carinho, constará o início do novo ciclo de "Poesia com Chá", que tão afectuosamente o Mário Domingos desejava dar vida e ver voar.

Iremos pois, declamar poemas dele e de Eugénio de Andrade, com música original composta para o efeito, nesta grande festa poética, celebrando a vitória sobre medo de realizar os sonhos.

...e depois a noite continuará, com música ambiente, muitos sorrisos sinceros e muitos abraços de verdade... apareçam! A entrada é livre.


E acreditem:



NADA HÁ NADA MAIS REAL QUE A UTOPIA. 

2 comentários:

  1. Esta associação nunca deveria existir - é um grupo de amigos que se juntou para fazer festas com a finalidade de ser apoiada como de interesse social e publico - uma fachada. Mais-valia ter a designação do que realmente são - um clube privado em instalações municipais. O chá da barra é o seu cúmplice tal como a polícia municipal de Oeiras. Que bom para a Oeiras que fosse investigado esta associação de fazedores de utopias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido (ou querida) já que te escondes sobre a vil capa do anonimato: perco aqui dois segundos, apenas para te dizer que gastasses tu o teu tempo a ajudar os que passam fome ou sede diariamente como nós o fazemos, ou a divulgar a arte e a cultura, da forma igualmente determinada como o igualmente o fazemos e certamente pouco tempo te sobraria para aqui vires discorrer sobre as tuas frustrações.

      Como tenho por hábito deixar exposta a pouca classe dos meus detratores e porque até me dá algum gozo responder-vos, aqui te deixo no meu mural para que todos(as) percebam a pouca linguagem que possuis, a fraqueza argumentativa e a cobardia por nem sequer assinares. :D um forte abraço e olha: VAI À MERDA!



      * A Polícia Municipal não precisa de defesa, que bem faz o seu trabalho diariamente, mas já vi que deves ser algum(a) dos velhos do restelo habituais, que preferem os centros históricos desertificados. Aparece antes por lá e tenta compreender o trabalho que fazemos de forma voluntária. Ou então aguenta, coração! Abraço com amor.

      Eliminar