sexta-feira, 6 de junho de 2014

#101 É ashtanga mas: não é "tanga" nenhuma


Uma das decisões deste ano, decorrente de mais uma grande viagem que fiz e bastante intensa, foi a de iniciar a prática regular de Yoga.

Alguém em quem muito confio, sussurrou-me ao ouvido que: "a fazer, deveria optar pelo estilo/via ashtanga".

Pensei logo nas aulas de yoga que já tinha assistido ao longo da vida. Engraçadas, mas muito meditativas e direi mesmo "paradas para o meu gosto" - já que para Meditação já me chega a prática regular e exclusiva da Transcendental (pelo menos para já e até ao retiro que farei de Meditação Vipassana).

Mas... esse sussurro dizia que: o ashtanga era bom para mim porque era o mais "puxado"...

Bom, lá fui experimentar. Ao fim de 15m: "suava a bom suar". 

Rapidamente concluí que: ou estava muito em baixo de forma (o que apesar de tudo não creio...) ou então ali se encontrava algo, a que eu não estava definitivamente habituado...

Regressei uma vez e outra. E ainda outra... tudo sob o olhar atento de alguém que sabe bem o que está a fazer e nos ensina com toda a paciência do mundo... (criança que sou ainda, também nesse universo).

É pois um "masoquismo" a que me submeto com prazer, pelos resultados que antevejo e cujos alguns vou inclusivamente já testemunhando.

Dou por mim a levantar-me pelas 06h15 mais coisa menos coisa e a entrar pelas 07h (de segunda a sexta) numa prática, que suspeito, me irá ficar para a vida, pese embora o esforço das eventuais menos horas de sono, ou de ser obrigado a uma melhor gestão dos horários quotidianos. Opções!


A seu tempo, espero conseguir fazer todas as posturas. É um caminho duro e lento... mas sei convictamente, que apesar do ponto em que começo: lá chegarei.


Mas antes ainda, há que aprender a respirar, o que no fundo tem sido o meu maior desafio desde sempre, enquanto asmático crónico que fui (debilidade essa que também tenho vindo a vencer).

Ashtanga, meus amigos e minhas amigas, não é *tanga nenhuma. É assunto bem sério. 

E é do melhor. Experimentem este remédio que não se arrependem.






* para os mais distraídos, "tanga": é um calão variante possível para "treta"; "mentira"; "fraude"; "aldrabice". 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tens de quê. A qualidade e o nível de entrega a que te dedicas, só pode ser realçado, divulgado e incentivado. de resto... podes sempre recompensar-me: prosseguindo o programa de "tareia" habitual :)

      Eliminar